Novos Caminhos encerra ano com visita técnica e alinhamentos na regional de Blumenau

* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.
A última reunião técnica do programa Novos Caminhos neste ano, na regional do Vale do Itajaí, trouxe momentos de alinhamento e balanço do ano. Realizada nesta semana, 8 de outubro, na sede do CIEE Blumenau, a atividade reuniu representantes de casas de acolhimento, de Gaspar, Blumenau, Pomerode e Indaial, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), FIESC e CIEE. O objetivo do encontro foi avaliar os cursos da primeira e segunda etapas, revisar atividades de voluntariado e parcerias, além de planejar novas visitas técnicas para 2025.
“Em nossa última reunião técnica do programa Novos Caminhos, no Vale do Itajaí, resgatamos as atividades desenvolvidas ao longo do ano e decidimos, em conjunto, algumas questões referentes ao evento de encerramento, que está se aproximando”, relata a interlocutora de Responsabilidade Social da FIESC – Sesi – Senai/SC, Lígia Urbini Eugênio.
Durante o encontro, também foram discutidas atualizações sobre vagas de estágio e de jovem aprendiz, participação no Elabora Social, ações do Natal Solidário no Senai e confirmação dos adolescentes empregados. O evento de encerramento do programa está marcado para o dia 5 de novembro, a partir das 17h, no Senai Blumenau, com todos os participantes para celebrar as conquistas do ano.
A última visita técnica do ano, a uma empresa de Pomerode, está prevista para o dia 17 de outubro, o que completará o ciclo de experiências práticas e aprendizado proporcionado pelo programa em 2025.
Sobre o programa
O programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do TJSC, com a parceria da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).
Os jovens atendidos são acompanhados individualmente e encaminhados para atividades de escolarização, profissionalização e desenvolvimento pessoal. A formação técnica e complementar é oferecida por instituições como SESI, SENAI, SENAC, SESC, SENAR e CIEE/SC, ligadas aos sistemas FIESC, Fecomércio e FAESC.
Depois da capacitação, os adolescentes são inseridos no mundo do trabalho de forma gradual e responsável. Para isso, o programa também atua na sensibilização do setor empresarial, incentivando-o a abrir oportunidades e a integrar essa rede de transformação social.
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

