Reunião de planejamento alinha estratégias para oportunidades do Programa Novos Caminhos



Um encontro organizado em Jaraguá do Sul no dia 27/08 consolidou ações de empregabilidade, capacitação e responsabilidade social para o programa Novos Caminhos. O objetivo é unir visitas técnicas, campanhas de reciclagem, eventos de formação e parcerias institucionais para fortalecer a inserção dos jovens acolhidos no mercado de trabalho no Vale do Itapocu.

Há várias ações planejadas para o encerramento do ano de 2025 como visitas técnicas para a empresa Total Pet (reciclagem de PET), uma empresa com 16 anos, 80 empregos e mais de 3 bilhões de garrafas recicladas. Também ocorreu visita técnica para a empresa Folini têxtil, que teve foco na empregabilidade. Nestas visitas participaram adolescentes de casas lares da região.

Decidiu-se que será promovida a campanha de reciclagem e natal solidário que acontecerá de setembro a novembro. Esta campanha visa a coleta de plásticos recicláveis em parceria com a Total Pet. Os recursos adquiridos com esta campanha serão revertidos em kits esportivos para as casas de acolhimento.

Também ocorrerá a capacitação de entidades sociais na elaboração de projetos para captação de recursos via leis de incentivo. O evento é chamado de “Elabora Social”, e está marcado para os dias 28 e 29/10. Este evento está aberto para ONGs com CNPJ e registro no CMDCA.

O evento de encerramento do PNC 2025 será realizado na OAB de Rio do Sul no dia dez de novembro. Este evento compreende uma série de atividades como homenagem a adolescentes e empresas parceiras. Também será feito o reconhecimento de empresas cidadãs que ofertaram estágio, aprendizagem ou empregos para os acolhidos do programa. As empresas amigas, que apoiaram visitas técnicas, projetos ou doações, também são reconhecidas neste evento.

A oferta de cursos e capacitações gratuitas com instituições parceiras foi uma importante parte da reunião. O SENAI, ligado à indústria, pode ofertar cursos de informática, impressão 3D, SolidWorks. Já o SENAR, entidade parceira ligada ao setor agropecuário, oferece informática, Excel, drones e meio ambiente. O SENAC oferta cursos gratuitos de PSG. O CIEE ajuda com vagas de estágio e jovem aprendiz. Já o SESI, oferece atendimento psicológico e odontológico gratuito para adolescentes de 6 a 18 anos.

A interlocutora Cristiana de Paris destacou: “No dia que acontecem as reuniões a gente sempre tem os parceiros que apresentam as suas oportunidades para o programa com qualificação profissional, com oficinas e cursos. Então eles vêm e trazem o que eles podem estar ofertando dentro do programa e aí a gente tem pautas relacionadas dentro dos processos.”

Soluções para a gestão da regional também foram discutidas na reunião. Essas soluções compreendem a manutenção da planilha de acompanhamento dos adolescentes em qualificações. Também planejou-se a divulgação de contatos oficiais e das redes sociais do programa.

A reunião contou com 21 presentes das casas e parceiros.

O programa

O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI).

Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Fonte: Cristiana de Paris

Ir para o conteúdo