Encontro Nacional do Programa Novos Caminhos reúne autoridades e parceiros em Brasília

O 1º Encontro Nacional do Programa Novos Caminhos, realizado nos dias 4 e 5 de Setembro no Conselho Nacional de Justiça, em Brasília,, reuniu representantes do Poder Judiciário, gestores públicos e parceiros estratégicos para debater políticas de empregabilidade e formação profissional para adolescentes em acolhimento institucional.
Durante os dois dias de atividades, foram promovidos momentos formativos, rodas de conversa, oficinas, visita técnica e lançamentos de publicações. O objetivo central foi o fortalecimento de ações que promovam a autonomia e a inclusão de adolescentes egressos do acolhimento institucional em todo o país.
Em suas falas, o Dr. Fernando Carboni, Juiz de Direito da Comarca de Itajaí, ressaltou a necessidade de garantir dignidade e oportunidades reais, enquanto a Secretária da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude – CEIJ, Lilian Rodrigues Domingues, destacou o valor do suporte contínuo aos jovens. Por sua vez, a Gerente Executiva de Relações de Trabalho da FIESC, Dra. Maria Antonia Amboni, enfatizou a importância da articulação intersetorial. A Analista Administrativa da CEIJ, Fernanda de Paula Colombo, reforçou o papel das empresas como parceiras. Já a Analista Jurídica da CEIJ, Sílvia Poconé Ettinger, apresentou avanços e desafios regionais para ampliar o alcance do programa.
O encontro também foi marcado pelo reconhecimento às servidoras do TJSC, Fernanda de Paula Colombo e Sílvia Poconé Ettinger, integrantes da comissão técnica estadual do programa, que receberam menção honrosa em razão do destaque por sua contribuição no Programa Novos Caminhos.
Entre os encaminhamentos, foram anunciadas a ampliação de vagas em cursos profissionalizantes, a criação de núcleos regionais de acompanhamento e o lançamento de editais para fortalecer a educação profissional inclusiva.
O programa
O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI).
Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).
Fonte: Naiura Dartora