Novos Caminhos, de SC para o Brasil, realiza seu 1º encontro nacional em Brasília



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

O programa Novos Caminhos, criado em Santa Catarina, tem nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5 de setembro, seu primeiro encontro nacional em Brasília. O evento ocorre no Conselho Nacional de Justiça e no SEST/SENAT, e reunirá representantes de tribunais de todo o país para debater estratégias de expansão, sustentabilidade e boas práticas do programa.

A programação registrou também, nesta manhã, um momento de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e de valorização da equipe técnica que participou da transferência de conhecimento para os TJs interessados desde o início da nacionalização.

O desembargador aposentado Sérgio Izidoro Heil e as servidoras Fernanda de Paula Colombo, analista administrativa, e Sílvia Poconé Ettinger, analista jurídica, ambas da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), receberam menção honrosa durante a solenidade, assim como a diretora de eventos da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Andréa Cláudia da Silva, e a líder do programa Novos Caminhos pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Rosana Baron Zimmer Mendes, por meio da gerente executiva de Relações do Trabalho da FIESC, Maria Antônia Amboni.

“O programa mostra que, quando diferentes instituições se unem, conseguimos transformar a vida de jovens que precisam de oportunidades. É uma alegria ver uma iniciativa nascida em Santa Catarina servir de modelo para todo o país”, destaca Fernanda.

Na quinta-feira, às 14h, o TJSC estará em destaque no painel “Gestão e Implementação Estadual do PNC”. A mesa será conduzida pelo juiz Fernando Carboni, juiz cooperador técnico da CEIJ, que está no evento representando a desembargadora Rosane Portella Wolff, coordenadora da CEIJ.

O painel terá a participação de Lilian da Silva Domingues, secretária da coordenadoria, além das servidoras homenageadas. Serão apresentados a estrutura normativa adotada em Santa Catarina, o papel da CEIJ na execução local e as articulações que permitiram consolidar parcerias e ampliar o alcance do programa.

Criado em 2013, o Novos Caminhos oferece serviços de educação, saúde e empregabilidade a crianças e adolescentes acolhidos em Santa Catarina. Atualmente, mais de 240 instituições em Santa Catarina abrigam jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para adolescentes com mais de 14 anos, o programa promove cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. O público com idade inferior participa de ações voltadas à saúde, à educação e ao bem-estar em contraturno escolar. O objetivo central é garantir autonomia e estimular a cidadania. O programa prepara esses jovens para o momento em que deixarão o acolhimento institucional, geralmente quando completam 18 anos. “Nosso compromisso é garantir que cada jovem acolhido encontre não apenas amparo, mas condições reais para construir um futuro com autonomia e dignidade”, afirma a desembargadora Rosane.

O Novos Caminhos foi idealizado pelo TJSC em parceria com a AMC e a FIESC. Ao longo dos 12 anos de existência, o programa também agregou importantes parceiros institucionais, como a Associação Catarinense de Medicina (ACM); o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/SC); a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – Administração Regional de Santa Catarina; a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio); a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC); e o Serviço Social do Comércio (SESC/Fecomércio).

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Ir para o conteúdo