Profissionais da rede de acolhimento participam de palestra sobre LGPD e ética



No dia 11 de julho, sexta-feira, o SESI Joaçaba foi palco de uma importante ação formativa promovida pelos Programas Eu Voluntário e Novos Caminhos. A palestra “Sigilo, Integridade e Conformidade no trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social” reuniu profissionais da rede de acolhimento da região para uma tarde de reflexão e aprendizado.

A atividade foi conduzida de forma voluntária pelo advogado Rodrigo Alcemir Ruthes, que abordou a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) com leveza e sensibilidade. Durante sua fala, o palestrante destacou a importância do cuidado, do acolhimento e do tratamento adequado das informações sensíveis que envolvem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A abordagem despertou reflexões sobre o papel dos profissionais no zelo pela integridade e privacidade dos acolhidos.

Além da palestra, o momento contou com a entrega de kits de higiene realizada pelo SESC aos serviços de acolhimento dos municípios de Catanduvas, Joaçaba, Campos Novos e Monte Carlo, fortalecendo ainda mais a rede de apoio às instituições.

A coordenadora do serviço de acolhimento de Campos Novos, Jaiane Rayzel, esteve presente com a equipe técnica e educadoras da instituição. Em seu relato, destacou a relevância do encontro:

“O conhecimento e a empatia do palestrante transmitiram muita segurança, emoção e gratidão pelo nosso trabalho. Diversas vezes ele enalteceu a importância dos pequenos detalhes que fazemos no dia a dia com os nossos acolhidos e que muitas vezes passam despercebidos. Foi uma tarde extremamente rica para nós profissionais.”

A ação reforça o compromisso dos Programas Eu Voluntário e Novos Caminhos com a formação continuada e o fortalecimento das práticas de acolhimento, sempre pautadas na ética, no respeito e na proteção integral de crianças e adolescentes.

O programa

O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI).

Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG);

Fonte: Elaine Cristina Blödorn Martins

Ir para o conteúdo