Encontro Intersetorial em Jaraguá do Sul realiza troca de experiências para o fortalecimento das redes de apoio

O 1º Encontro Intersetorial em prol da família, criança e adolescente, foi um momento importante de diálogo, troca de experiências e fortalecimento das redes de apoio. Os beneficiados são as pessoas que atuam diretamente na promoção da dignidade e proteção social.
Este evento foi palco da participação ativa do Programa Novos Caminhos, representado pela FIESC, SESI e SENAI – Vale do Itapocu, que destacaram a relevância da corresponsabilidade intersetorial na construção de um futuro mais digno para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Segundo Enerson Torres Cunha, Psicopedagogo na FIESC:
“Compartilhar nossas ações e escutar tantas vozes comprometidas com o cuidado e a proteção de crianças e adolescentes reforça nossa certeza: juntos, somos mais fortes. O evento nos mostrou que é na união de forças que encontramos caminhos reais para transformar vidas. Seguimos confiantes de que, por meio da co-responsabilidade intersetorial, é possível garantir dignidade, pertencimento e novas oportunidades para quem mais precisa.”
O encontro reuniu representantes da Rede Catarina da Polícia Militar, Poder Judiciário (Programa Novos Caminhos), Polícia Civil, OAB, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Assistência Social, NEPRE, Conselho Tutelar, Programas de Medidas Socioeducativas, Conselhos Municipais, AMA, ONGs e diversas outras entidades da região, demonstrando a amplitude e o engajamento coletivo em prol de uma causa comum.
A interlocutora do Programa Novos Caminhos junto à FIESC, Juciane Susan Bendet Martins de Almeida, assim destacou:
“A participação como representante do Programa Novos Caminhos no 1º Encontro Intersetorial em prol da família, criança e adolescentes, foi um marco para todos os presentes, pois o objetivo é único, apoiar no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.
O evento reforçou que, por meio da união de forças e da corresponsabilidade entre setores, é possível abrir caminhos reais para transformar vidas e garantir novas oportunidades a quem mais precisa.
O programa
O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).
Fonte: Juciane Susan Benedet Martins de Almeida e Enerson Torres Cunha