Webconferência estadual do Novos Caminhos reúne 228 participantes e reforça parcerias



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Com 228 participantes entre magistrados, interlocutores do TJSC, representantes de entidades parceiras, equipes técnicas das casas de acolhimento institucional e profissionais da rede de proteção, a 2ª Webconferência Estadual do Programa Novos Caminhos foi realizada nesta sexta-feira, 27 de junho. O encontro, promovido pela coordenação técnica do programa, ocorreu de forma virtual, transmitido a partir da sala Thereza Tang, na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis. O foco principal foi a articulação de ações e a mobilização conjunta para ampliar as oportunidades dos jovens acolhidos no Estado.

A abertura foi marcada por uma apresentação criativa da equipe técnica do programa na região do Vale do Itajaí. Em vídeo, o grupo encenou um telejornal para apresentar os pilares do Novos Caminhos. A iniciativa abordou os principais desafios enfrentados, os avanços na área da empregabilidade, as visitas técnicas realizadas e a relevância dos encontros bimensais na articulação entre as instituições envolvidas.

A desembargadora Rosane Portella Wolff, coordenadora da CEIJ, fez um agradecimento e reconhecimento ao trabalho coletivo. “Hoje tivemos um recorde de participantes. Foram em torno de 228 corações colocados para que a gente possa dar continuidade ao programa, para que tudo isso funcione. Estou muito feliz, muito grata pela participação de todos. Sei que cada um vai fazer o melhor possível. Tenho muito orgulho do trabalho realizado em todo o Estado, e saber que não estamos sozinhos aquece o coração”, destacou.

A juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, titular da Vara da Infância, Juventude e Anexos da comarca de Jaraguá do Sul e diretora da área de Família, Infância e Juventude da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), ressaltou a importância desses encontros para renovar o compromisso com o programa.

“Essas reuniões nos dão mais ânimo para divulgar o Novos Caminhos em toda oportunidade possível. Já realizamos visitas técnicas em empresas, na OAB e em espaços como o CIEE, onde uma jovem, após participar de um curso, conquistou uma vaga de emprego. Esses momentos são essenciais para mostrar o potencial dos nossos jovens.”

A magistrada reiterou ainda seu engajamento com a iniciativa: “Sou entusiasta do programa. Divulgo sempre que posso, até mesmo em entrevistas sobre outros temas. É um trabalho de muitas mãos, que exige amor, gás e dedicação. Que possamos continuar fazendo o programa crescer, inclusive atendendo à orientação do próprio CNJ”, concluiu.

Sobre o Programa Novos Caminhos

O programa Novos Caminhos tem como objetivo promover a cidadania e a autonomia de jovens que vivem nos serviços de acolhimento de Santa Catarina. A iniciativa oferece acesso a educação, saúde, capacitação e qualificação para o mercado de trabalho.

Além do TJSC, da AMC e da FIESC, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag), a Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC) e o Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE/SC).

Ir para o conteúdo