Corregedoria-Geral da Justiça prestigia encerramento de mais um ciclo do programa Novos Caminhos
* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.
Servidores da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) vivenciaram uma experiência de cidadania enriquecedora e de grande relevância para adolescentes abrigados. A convite da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), eles participaram do encerramento das atividades do programa Novos Caminhos – Ano 2024 em eventos realizados em 12 regiões do Estado.
Ocorridas no final do ano passado, as cerimônias foram marcadas por homenagens aos jovens, com entrega de certificados àqueles que concluíram com êxito mais uma etapa da jornada, além de depoimentos emocionantes dos participantes e dos integrantes da rede de apoio.
“Trata-se de uma iniciativa verdadeiramente transformadora, e a presença da CGJ em todas as cerimônias de encerramento simboliza nosso apoio contínuo e nossa dedicação em promover ações que fortalecem a justiça social”, destacou o desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, corregedor-geral da Justiça.
Segundo o magistrado, o momento também representa uma oportunidade para agradecer a voluntários e empresas que compõem a rede de apoio, essencial para sustentar os jovens do Estado e oferecer-lhes oportunidades de inserção social e profissional.
O programa Novos Caminhos oferece educação, saúde e oportunidades de emprego para jovens de 214 instituições de acolhimento do Estado. Criado pelo Tribunal de Justiça (TJSC) em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o programa já impactou positivamente a vida de milhares de pessoas.
A ampla rede de apoio é composta por equipes técnicas, empresas cidadãs e empresas amigas sediadas em diversos polos espalhados pelo Estado – Sul, Centro-Oeste, Vale do Itajaí, Vale do Itapocu, Planalto Norte, Foz do Rio Itajaí, Norte-Nordeste, Alto Uruguai Catarinense, Oeste, Sudeste, Extremo Oeste e Alto Vale do Itajaí.
Além do TJSC, AMC e FIESC, o programa conta com a participação das seguintes entidades: Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público de Santa Catarina, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Associação Catarinense de Medicina, Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina e Serviço Social do Comércio – Sesc/Fecomércio.