Programa Novos Caminhos homenageia adolescentes e parceiros no Vale do Itapocu
* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.
Sob o olhar de quem acredita na transformação, a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em parceria com a Responsabilidade Social da FIESC, promoveu na última semana, dia 13 de novembro, uma cerimônia no Vale do Itapocu para celebrar as conquistas do programa Novos Caminhos. O evento, realizado na região que abrange as cidades de Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder, comemorou as conquistas do Novos Caminhos, que, além de contribuir para a formação profissional, redesenha histórias e inspira os sonhos de seus participantes.
Durante o evento, 29 adolescentes foram homenageados, embora nem todos tenham comparecido. Além disso, foram entregues certificados de reconhecimento a oito empresas cidadãs, 19 empresas amigas e 32 cidadãos amigos, que contribuem ativamente para a inserção e o desenvolvimento dos jovens participantes.
O programa Novos Caminhos, criado em 2013, tem como missão principal a preparação de adolescentes para o mercado de trabalho e para uma vida saudável. Por meio de uma ampla rede de parcerias, o programa oferece acesso à educação básica e profissional, qualificação técnica, saúde, cultura, inclusão digital e acompanhamento psicológico e odontológico.
A juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, da Vara da Infância, Juventude e Anexos da comarca de Jaraguá do Sul, participou da solenidade que prestou homenagens a adolescentes abrigados em casas de acolhimento institucional e pelo programa Família Acolhedora, além de reconhecer o apoio fundamental das empresas cidadãs, empresas amigas, cidadãos amigos e equipes técnicas.
Sobre o Novos Caminhos
Fundado em 2013 por meio do Termo de Cooperação n. 175/2013, o programa Novos Caminhos é uma iniciativa do Poder Judiciário de Santa Catarina, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da FIESC. Ao longo dos anos, somaram-se parceiros como a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina, o Ministério Público de Santa Catarina, o Senac/Sesc, a Associação Catarinense de Medicina, a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, o Senar/SC e o CIEE.