Poder Judiciário e FIESC apresentam Programa Novos Caminhos para empresários



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do SESC-SC (abre em nova aba).

O Programa Novos Caminhos promoveu, na manhã desta quarta-feira (16), o “Café com empresários” no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em São José. A iniciativa, que ocorre anualmente, tem a finalidade de sensibilizar as empresas catarinenses para a contratação de jovens do Programa, por meio de estágio, aprendizagem profissional ou emprego.

Representantes do Poder Judiciário, do SENAI, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e de empresas parceiras deram depoimentos sobre a importância e o impacto do Programa na sociedade. Foram exibidos dois vídeos com histórias de superação e de sucesso dos jovens.

Na fala de abertura, a vice-presidente da regional sudeste da FIESC, Micheli Poli Silva, sintetizou o motivo do encontro: “nós queremos que as empresas entendam a importância de dar oportunidade para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho porque, com isso, poderemos ter grandes empresários lá na frente, empreendedores, e veremos que o nosso trabalho, de fato, teve um propósito”. Para ela, “a estrutura entre Poder Judiciário, FIESC e empresários faz com que isso aconteça”.

Na sequência, a juíza Ana Cristina Borba Alves, da Vara da Infância e Juventude da comarca de São José, que acompanha o Programa desde o começo, afirmou que o Novos Caminhos é um divisor de águas na vida dos adolescentes. “É um caminho para cidadania, para o trabalho, para um futuro melhor”, disse.

Em linhas gerais, o Programa estimula a cidadania e a autonomia de jovens que vivem nas 233 instituições de acolhimento de Santa Catarina. A eles são oferecidos serviços de educação, saúde e articulação para o mercado de trabalho. “A união entre Poder Judiciário, iniciativa privada e sociedade civil organizada faz com que se possa dar soluções concretas para a vida das pessoas, por meio capacitação e encaminhamento para o emprego”, disse o juiz Luís Felipe Canever, da Vara da Infância e Juventude da Comarca da Palhoça. Segundo ele, o Novos Caminhos é um dos programas mais importantes do Tribunal de Justiça.

Os números corroboram a afirmação de Canever. Apenas este ano, já foram atendidas 1.563 crianças e adolescentes, realizadas 1.023 matrículas em educação básica e profissional, 773 matrículas em cursos e oficinas, realizados 378 atendimentos psicológicos e odontológicos e ofertadas 390 vagas no mercado de trabalho.

A qualificação dos jovens que estão ou estiveram no Novos Caminhos foi um dos pontos destacados por Sandro Volpato Faria, gerente de responsabilidade social da FIESC. São pessoas qualificadas, capacitadas e que estão prontas para atender as demandas do mercado”. Ele ressaltou que a principal função do “Café da Manhã” é fazer uma conexão entre jovens que estão em busca de uma oportunidade de trabalho e empresas que têm vagas de emprego.

Parceiros do Programa atestam a afirmação de Volpato. Laysna Pimentel Morgado, profissional de Recursos Humanos da V8 Brasil, empresa de máquinas e ferramentas, diz que “geralmente estes jovens estão muito motivados e são efetivados, o que traz um impacto positivo para todos, por isso vale muito participar do Programa Novos Caminhos”.

Laysna recebeu das mãos do juiz André Milani, da Vara da infância e juventude da Comarca da Capital, o certificado de empresa cidadã 2024. Outras empresas receberam o certificado, exaltando o apoio dado para que os jovens tenham cada vez mais oportunidades.

No encerramento, com o entusiasmo de quem acompanha o Programa no dia-a-dia e vê os resultados práticos na vida dos jovens, se pronunciaram Rosana Mendes, líder do Novos Caminhos em Santa Catarina pela FIESC, e Jussara Castilhos, interlocutora de responsabilidade social da Fiesc na regional sudeste. Depois foi oferecido o café da manhã.

O evento desta quarta-feira envolveu os parceiros da chamada região sudeste – divisão dada pelo Novos Caminhos – da qual fazem parte os municípios de Florianópolis, Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Garopaba, Governador Celso Ramos, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

Estavam presentes as seguintes empresas: Audaces Automação e Inf. Ind Ltd, Sulcatarinense, Eletrobras CGT Eletrosul, Precicast, SInasc, Atlanta Indústria Importação e Comércio, V8 Brasil, Empresa Catarinense de Eletricidade, Clemar Engenharia, Celesc e Café Jurerê

Parceiros

Atualmente, em Santa Catarina, junto com TJSC, AMC e FIESC, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC); o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio); a Associação Catarinense de Medicina (ACM); a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – Administração Regional de Santa Catarina; o CIEE/SC; e o Serviço Social do Comércio (SESC/Fecomércio).

Pular para o conteúdo