Adolescentes do Programa Novos Caminhos participam de curso sobre tendências no mundo do trabalho



No dia 05 de outubro, os adolescentes do Programa Novos Caminhos da Comarca de Palhoça participaram de um curso sobre “Tendências no Mundo do Trabalho e Profissões Mais Demandadas na Grande Florianópolis” nas dependências do SENAI – São José. O evento teve como objetivo preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho e contou com a presença de 11 adolescentes dos acolhimentos Pequeno Cidadão, Inovar e Nova Direção.

Durante o curso, o empresário Marco Antônio da Re, CEO da empresa Tarifando Telecom, compartilhou sua experiência no empreendedorismo e abordou os desafios enfrentados por quem deseja iniciar um negócio próprio. Além disso, Marco Antônio destacou as qualidades valorizadas no mercado de trabalho atual, enfatizando a importância da resiliência, criatividade e capacidade de adaptação para alcançar o sucesso profissional.

O curso proporcionou aos jovens uma ampla visão sobre as possibilidades de carreira e as exigências do mercado, incentivando-os a desenvolver competências e habilidades essenciais para se destacarem em suas futuras profissões. A iniciativa faz parte das ações do Programa Novos Caminhos, que busca oferecer suporte e oportunidades para adolescentes em acolhimento institucional e familiar, visando sua inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal.

O programa

O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Fonte: Jussara Castilhos.

Pular para o conteúdo