Parceria entre o programa Novos Caminhos e o CIEE garante 18 contratações de jovens em Itajaí



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina (abre em nova aba).

Neste ano, o programa Novos Caminhos, junto com o Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE/SC), viabilizou a contratação de 18 adolescentes como jovens aprendizes em Itajaí. A parceria com o CIEE/SC promove o crescimento profissional desses adolescentes e traz benefícios significativos para as empresas que investem em novos talentos.

Os setores que mais contratam jovens aprendizes do programa são predominantemente órgãos públicos, com parcerias importantes também na iniciativa privada. O desempenho dos aprendizes é monitorado ao longo de todo o processo, sendo acompanhado de perto pelo CIEE. À medida que os jovens reconhecem seu papel e responsabilidade, seu desempenho tende a melhorar progressivamente.

A responsável pelas oportunidades de jovem aprendiz no CIEE de Itajaí, Maria Eduarda Motta, destaca que, ao inserir jovens em situação de vulnerabilidade no mercado, o programa contribui para a construção de uma força de trabalho mais qualificada e preparada para atender às demandas da região. Ela também destaca o aumento nas contratações em relação aos anos anteriores, embora reconheça a necessidade de ampliar a conscientização e atrair novos parceiros.

“O acompanhamento oferecido pelo CIEE é contínuo e estruturado, com avaliações trimestrais e contato semanal durante os encontros teóricos de aprendizagem. Para garantir a adaptação e o sucesso dos jovens no ambiente de trabalho, uma equipe técnica especializada, composta por assistente social e psicólogo, está disponível para oferecer suporte personalizado, fortalecendo o vínculo entre o aprendiz e a empresa”, complementa Maria Eduarda.

Antes de ingressarem no mercado de trabalho, o CIEE/SC oferece cursos profissionalizantes como o PIT – Programa de Iniciação ao Trabalho e oficinas socioeducativas voltadas à preparação para o mundo do trabalho. Embora essas capacitações não sejam obrigatórias, elas contribuem para que os jovens ingressem no universo profissional mais bem preparados. Um exemplo de sucesso é o de um jovem contratado por meio do CIEE de Itajaí, que atualmente cursa Direito e atua na Delegacia de Itajaí.

Para a interlocutora do Novos Caminhos na região, Francilene Laureano Moreira Krzisch, o êxito desta parceria com o CIEE/SC em 2024 reafirma o compromisso do programa em efetivamente possibilitar um projeto de vida a esses adolescentes e jovens (egressos), promovendo o acesso ao mercado de trabalho com garantia do direito à profissionalização e à proteção no trabalho, conforme preceitua o artigo 69 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“A proposta do Novos Caminhos não é simplesmente colocá-los numa vaga de emprego, e sim capacitá-los para terem realmente uma postura profissional, estar realmente fortalecidos para serem lançados no mercado de trabalho”, enfatiza.

Sobre o Novos Caminhos

Idealizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o programa Novos Caminhos oferece serviços de educação, saúde e empregabilidade para jovens nas 229 instituições de acolhimento de Santa Catarina. Aos adolescentes a partir de 14 anos, o programa disponibiliza cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, são oferecidas atividades voltadas à saúde, bem-estar e educação em contraturno. O objetivo principal é estimular a cidadania e a autonomia financeira.

Pular para o conteúdo