Defasagem de aprendizagem é combatido com aulas de reforço no UniSENAI



A defasagem de aprendizagem refere-se à diferença entre o conhecimento que crianças e adolescentes possuem e o que é esperado para sua faixa etária ou nível escolar. De acordo com um relatório do Unicef de 2022, o desempenho de aprendizagem dos estudantes brasileiros apresentou queda, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática.

Uma pesquisa realizada em 2021 pela Alicerce Educação revelou que as crianças brasileiras enfrentavam, em média, 2,2 anos de defasagem escolar em matemática, 1,9 anos em leitura e 1,7 anos em redação.

Em resposta a esse cenário, o Centro Universitário SENAI SC (UniSENAI), em parceria com o Programa Novos Caminhos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, está promovendo aulas de reforço em matemática para crianças e adolescentes em casas de acolhimento do estado. O projeto, que teve início em 2023 no município de Jaraguá do Sul e é apoiado pela área de Responsabilidade Social da FIESC, já se expandiu para Blumenau e Joinville, apresentando resultados positivos a cada ano.

Até o momento, a iniciativa atendeu cerca de 100 participantes e, neste segundo semestre de 2024, planeja se expandir para os municípios de Araquari, Barra Velha, Garuva, Chapecó e Xanxerê. O projeto também se destaca pela sua inclusão, tendo recentemente atendido uma criança surda com o apoio voluntário de um intérprete de libras.

Essas ações evidenciam o compromisso com a educação e o apoio ao desenvolvimento de habilidades essenciais, buscando minimizar a defasagem de aprendizagem e promover a inclusão social.

O programa

O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Fonte e elaboração: Cristiana de Paris.

Pular para o conteúdo