Programa Novos Caminhos

10 anos transformando vidas

8h30 às 12 e 14h às 17h30
22 de agosto de 2023

Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki
Rua Álvaro Millen da Silveira, n. 208
Florianópolis, SC – CEP: 88020-901

Programação

  • 8h30

    Credenciamento

  • 9h

    Apresentação do Coral da Associação de Magistrados Catarinenses e Mesa de abertura

  • 9h30

    Websérie 1
    Novos Caminhos, uma história de sucesso

  • 9h35

    Depoimentos de adolescentes e de representante dos empresários

  • 10h05

    Homenagens

  • 10h35

    Websérie 2
    Abrindo as portas para o primeiro emprego

  • 10h40

    Conferência de abertura
    Palestrante
    : Ministro Lelio Bentes Corrêa
    Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos, publicou diversos estudos relacionados ao trabalho infantil e ao trabalho escravo. Atuou na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra (Suíça), como oficial de programas para a América Latina do Programa Internacional para a Erradicação do Trabalho Infantil (IPEC).

  • 11h10

    Websérie 3
    Superando barreiras para um futuro melhor

  • 11h15 às 11h50

    Palestra: Os desafios do adolescente sob medida protetiva para a conquista de uma vida autônoma
    Coordenação da Mesa
    : Fernando Machado Carboni
    Mestre em Direito pela UFSC. Especialista em Direito Processual Civil e em Direito e Gestão Judiciária. Juiz de Direito na Vara da Infância e da Juventude e Anexos da Comarca de Itajaí/SC. Cooperador Técnico da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do TJSC.

    Palestrante: Padre Vilson Groh
    Empreendedor Social. Presidente do Instituto Vilson Groh. Trabalha há 45 anos nas periferias da Grande Florianópolis para que crianças e jovens tenham a oportunidade de materializar seus sonhos por meio de uma educação transformadora e emancipatória. Ajudou a fundar e a liderar as organizações sociais que hoje formam a Rede IVG.

  • 11h50

    Debate

  • 12h00

    Almoço

  • 14h às 17h30

    Painel: Programa Novos Caminhos como oportunidade de construção da cidadania do adolescente

  • 14h05

    Websérie 4
    A construção da cidadania

  • 14h10 às 15h40

    Mesa 1
    Tema: Autonomia para decidir a trajetória profissional
    Coordenação da Mesa
    : Brigitte Remor de Souza May
    Mestre e Juíza de Direito da Vara da Infância e da Juventude da Comarca da Capital. Integra a comissão científica da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude. Compôs a comissão julgadora do 1º Prêmio CNJ Infância e Juventude.

    Palestrantes:

    Daniela Fernandes Dias Morelli

    Juíza de Direito da Vara da Família, Infância e Juventude da Comarca de Jaraguá do Sul. Entusiasta do Programa Novos Caminhos. Especialização em Direito e Gestão Judiciária e em Direito Civil e Processo Civil.

    Gabriel Lopes Rosa Feigel
    Graduado e Mestre em Psicologia. Em Lages, é professor de Graduação em Psicologia/Uniplac e de Ensino Médio na disciplina Projeto de Vida/Colégio Santa Rosa de Lima. Atua há 10 anos na área de escolha profissional de adolescentes. Atende os jovens do Programa Novos Caminhos naquela comarca. Foi conteudista do curso Projeto de Vida e Escolha Profissional dos Adolescentes em Situação de Acolhimento, da Academia Judicial do TJSC.

    Constantino Assis
    Graduado e Mestre em Administração. Presidente do Conselho de Administração da Fundação Esag, entidade parceira e financiadora do atendimento psicológico oferecido pelo Programa Novos Caminhos.

  • 15h45

    Websérie 5
    Rede Institucional de Solidariedade

  • 15h50 às 17h20

    Mesa 2
    Tema: A importância do comprometimento ético da rede de proteção com o futuro do adolescente
    Coordenação da Mesa
    : Eder Cristiano Viana
    Graduado em Direito e Mestre em Ciência Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Promotor de Justiça, desde 2009, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Joinville, com competência na infância e juventude. Promotor de Justiça Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJE) do MPSC.

    Palestrantes:

    Francilene Laureano Moreira Krzisch

    Assistente Social da comarca de Itajaí. Graduada em Serviço Social pela Universidade Regional de Blumenau. Especialista na Área da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes; em Acolhimento Institucional; e em Políticas e Gestão em Serviço Social. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (2006). Interlocutora do Programa Novos Caminhos (TJSC) da Região da Foz do Rio Itajaí desde 2014.

    Lígia Urbini Eugênio
    Pedagoga, Neuropsicopedagoga, atuante há 20 anos na área da educação, entusiasta pelo Programa Novos Caminhos e Interlocutora de Responsabilidade Social FIESC da Região do Vale do Itajaí.

    Ana Paula Fardin Soares
    Assistente Social da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Jaraguá do Sul. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e em Direito pela Universidade de Vila Velha (UVV). Especialista em Gestão em Organizações do Terceiro Setor e Projetos Sociais, Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos e Serviço Social no Campo Sociojurídico. Interlocutora do TJSC da Região do Vale do Itapocu desde 2019, entrevistadora forense do depoimento especial e mediadora.

    Jussara Maria Moraes Castilhos
    Cientista Social com pós-graduação em Psicologia Social e Comunitária pela Universidade do Planalto Catarinense. Interlocutora de Responsabilidade Social da FIESC, com experiências nas áreas educacionais públicas e privadas e referência do Programa Novos Caminhos na Região Sudeste.

  • 17h20

    Debate

  • 17h30

    Encerramento

Parceiros

Pular para o conteúdo