banner site novos caminhos

Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos é fruto da parceria entre o Tribunal de Justiça – TJ/SC, a Associação dos Magistrados Catarinenses – AMC, o Ministério Público do Estado de Santa Catarina, a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SC, a Federação do Comércio/SC, a Associação Catarinense de Medicina – ACM, a Fundação ESAG, a Federação das Indústrias – FIESC, a Federação do Comércio – Fecomércio, a Fundação ESAG – FESAG e Associação Catarinense de Medicina – ACM.

Iniciado em 2013 o principal foco do Programa é proporcionar aos adolescentes em Serviços de Acolhimento a participação em atividades socioeducativas que favoreçam mudanças no seucomportamento e potencializem a aquisição de competências para inclusão no mundo do trabalho (estágio, efetivo e aprendizagem).

Atuando em rede, em 2018 o Programa assumiu um novo ciclo dando ênfase em duas importantes frentes:

  • Resgatar e ampliar a participação dos mantenedores institucionais (TJ/SC, AMC, FIESC, MP/SC e OAB/SC), revisando papéis e atribuições;
  • Redirecionar esforços para que, de forma efetiva, a inclusão de adolescentes no mundo do trabalho seja ampliada, aproximando sensibilizando o empresariado para a causa social do adolescente em serviço de acolhimento.

 


Para compreender a atuação em rede

Ao ingressarem no Novos Caminhos, os adolescentes são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, qualificação, profissionalização e atividades complementares.

Os cursos de Formação são ofertados pelo Sistema FIESC e Fecomércio SC, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) respeitando-se as necessidades, os interesses e o perfil individual de cada adolescente.

 

 


 

Abrangência do Programa

As ações do Programa Novos Caminhos foram iniciadas em 2013. O Projeto Piloto foi desenvolvido na Região Oeste de Santa Catarina, em Chapecó. No decorrer de 2014, o Programa foi implantado nas regiões: Vale do Itajaí (Blumenau), Extremo Oeste (São Miguel do Oeste), Foz do Rio Itajaí (Itajaí), Sudoeste (Florianópolis), Vale do Itapocu (Jaraguá do Sul), Sul (Criciúma) e Norte-Nordeste (Joinville).

Em 2015, o Programa foi implantado nas Regiões: Serra Catarinense (Lages), Litoral Sul (Tubarão), Alto do Vale do Itajaí (Rio do Sul) e Vale do Itajaí Mirim (Brusque). Em 2016, o Programa estendeu-se às Regiões: Alto Uruguai Catarinense ( Concórdia), Centro-Norte (Caçador), Centro-Oeste (Joaçaba) e Planalto Norte (São Bento do Sul). O Convênio vigente prevê ações até 29/08/2019. A expectativa dos partícipes é que, com base nos bons resultados alcançados, a parceria seja renovada a partir do segundo semestre de 2019.

 

Abrangencia novos caminhos