Novos Caminhos encerra série de formaturas pelo Estado em evento na comarca de Lages

Uma cerimônia realizado em Lages nesta semana concluiu a série de 12 eventos de formatura do programa Novos Caminhos em Santa Catarina. A solenidade registrada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi marcado por sentimentos de orgulho, perseverança e esperança num destino promissor. A formatura representa um importante passo dado por 16 adolescentes inseridos em serviços de acolhimento. Eles foram qualificados para buscar espaços no mercado de trabalho e com isso ter novas perspectivas de vida.

Emocionada, Laura Vitória Soares, de 17 anos, conta que teve uma infância difícil, foi acolhida e agora faz planos. Ela mora com a avó e trabalha em um supermercado na cidade faz cinco meses. Depois de participar do Novos Caminhos muita coisa mudou. Mais confiante, tem mapeadas três possíveis escolhas profissionais. Na lista estão direito, odontologia e medicina veterinária. ” Foi uma experiência completamente diferente. Fiz coisas que não sabia que tinha capacidade, comecei a me admirar mais e acreditar no meu potencial. Estou extremamente feliz e agradecida”.

É essa mudança que o programa Novos Caminhos busca fazer na vida dos adolescentes. Ter qualificação profissional é pensar que o futuro pode ser diferente. ” Aos 18 anos, eles precisam sair das casas de acolhimento e de alguma forma se manter. Com esse encaminhamento, as coisas podem se tornar mais fácies”, reforça o juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Lages, Ricardo Alexandre Fiúza.

A turma iniciou as aulas em abril deste ano. Os adolescentes participaram de diversos cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares que os qualificaram para o mercado de trabalho. A formação profissional é oferecida pelas entidades da Federação das Industrias de Santa Catarina (Fiesc), por meio do Sesi, Senai e IEL, e da Fecomercio, com o Senac.

O vice-presidente da Fiesc para a Serra Catarinense, Israel Marcon, lembra como o programa começou e o quanto foi transformador para muitos adolescentes que passaram por ele. “Me questionam se devemos continuar e a minha resposta é sempre a mesma: sim. Enquanto tivermos parceiros fortes e profissionais empenhados, levaremos adiante a ideia de oferecer condições de uma vida melhor a eles”.

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), junto à Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomercio) e Fundação ESAG.


Fotos: Taina Borges/Assessoria de Imprensa TJSC
Responsável: Ângelo Medeiros – Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino

https://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/novos-caminhos-encerra-serie-de-formaturas-pelo-estado-em-evento-na-comarca-de-lages