Novos Caminhos dá início a mais turmas no Estado

nova turma novos caminhos


Em Rio do Sul, dez jovens participarão do Programa Novos Caminhos.

Mais turmas do programa Novos Caminhos deram início ao ano letivo na última semana. São jovens atendidos pelos serviços de acolhimento do Estado nas regiões de Itajaí, Rio do Sul e Grande Florianópolis. Quase 50 adolescentes participarão das formações nesses locais.

 

Cleberson Miguel Pereira Silvério, de 17 anos de idade, pretende abraçar a oportunidade. \”Sei o que estão me oferecendo e das minhas responsabilidades em aproveitar os cursos e tudo que vou aprender para melhorar meu futuro\”, disse o jovem no encontro em Itajaí, realizado dia 2 de maio.

Também com 17 anos, Matheus Lamim, já participou do programa no ano passado e agora conta com o apoio das entidades participantes para conseguir um emprego. \”No Novos Caminhos eu aprendi a trabalhar em equipe, a dar mais valor às coisas e fiz cursos que vão ajudar para eu tentar uma faculdade, de engenharia, que é o meu sonho\”, revelou.

\”Eu tenho o sonho de fazer faculdade de Direito. Mas antes quero me aperfeiçoar mais em softwares como Excel, Word e Power Point, e também fazer um curso técnico. Esse programa é uma porta bem grande para algo novo, para experiências que seriam quase impossíveis para nós\”, afirmou Dhionatann da Silva da Veiga, de 17 anos. Ele é um dos jovens que participará desta edição do Programa Novos Caminhos em Rio do Sul.

Nelson Matheus, já viveu em uma casa de acolhimento da Capital e participou do Novos Caminhos em 2014. Hoje, ele é estudante de engenharia elétrica e também jovem embaixador do Movimento Santa Catarina pela Educação. Ele participou da aula inaugural, realizada em Florianópolis na última quinta-feira (3). \”Eu já estive exatamente no mesmo lugar de vocês. O Novos Caminhos me deu a oportunidade de mudar de vida e, com muita determinação e apoio, posso dizer que hoje consegui vencer todas as dificuldades que surgiram\”, relatou. \”Estou aqui para mostrar que se vocês acreditarem e perseguirem os seus sonhos, poderão conquistar o que quiserem. Se eu consegui, por que vocês não conseguiriam?\”, refletiu.

Saiba mais sobre o programa

Na primeira etapa do programa, os participantes terão até 76 horas/aula em minicursos sobre o mundo do trabalho (Série Meumundodotrabalho.com, Qualidade: Responsabilidade Individual e Coletiva, Capacidade de Empreender e Inovar, Disciplina, Organização e Planejamento, Ética e Conduta no Trabalho, Aprendendo a Conviver e a Respeitar as Diferenças, Feedback: Uma Oportunidade de Crescimento e Aprendizagem, Informática – word, excel e power-point), iniciação profissional (Introdução à automação, à construção civil, à logística, à segurança do trabalho, entre outros) e apresentação das principais áreas do comércio, serviço e turismo das respectivas regiões. Os jovens terão também formação em economia pessoal, oferecida em parceria com a Junior Achviement.

O Programa Novos Caminhos é resultado de uma parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ-TJ/SC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMÉRCIO). Desde 2013, quando o programa foi criado, mais de 800 adolescentes foram atendidos.

Com informações de Débora Cláudio, Mídia Press e All Press Comunicação Integrada

Pular para o conteúdo