Empresa Vosco

Apoio das empresas

Iniciativas como esta demonstram o quanto o programa Novos Caminhos contribui com a formação dos jovens, tornando-os protagonistas da sua própria história. “A semente desse modelo começa a crescer quando empresas como a Vossko estão abertas para o diálogo e reciprocidade. Que mais organizações apoiem iniciativas inovadoras como esta, e nos ajudem a fazer a diferença na vida dos jovens da nossa região e do nosso estado”, destaca a gerente executiva regional da Serra Catarinense Sesi/Senai, Silvia De Pieri Oliveira.

Novos Caminhos transforma a vida de centenas de jovens

Não há como não se emocionar ao ouvir José Ítalo dos Santos Gomes, de 18 anos, contar seu início de vida difícil e determinação para se tornar um jovem forte e empreendedor. Aos 17 anos ingressou no Programa Novos Caminhos, que atende jovens em situação de acolhimento para desenvolver suas potencialidades e autonomia, em busca de perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.

Durante o Programa, ele e outros jovens com idade entre 14 e 17 anos, que vivem a mesma realidade de afastamento dos pais, receberam orientações profissionais para se preparar para o mercado de trabalho.

O juiz da Vara da Infância e Juventude da comarca da Lages, Ricardo Alexandre Fiuza, destaca que aos 18 anos eles deixam de ser acolhidos institucionalmente e precisam se manter. “Muitos deles, preferem seguir suas vidas sozinhos, outros têm que ajudar na renda da família. Aí se destaca a importância de ter uma preparação para o mundo do trabalho ou, ao menos, um norte de por onde começar”.

Trabalho feito em parceria

O Programa Novos Caminhos é resultado de uma parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ-TJ/SC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMÉRCIO). Desde 2013, quando o programa foi criado, mais de 265 adolescentes foram formados em Santa Catarina.